historia da jamaica
O nome do país deriva do nome Xamayca, que significa "terra de madeira e água", que lhe foi dado pelo povo Arawak, proveniente da América do Sul, que se fixou na ilha pela primeira vez por volta do ano 1000.
A Jamaica foi reclamada pela Espanha depois de Cristóvão Colombo a ter descoberto em 3 de maio de 1494. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família. Os ingleses conquistaram a ilha em 1670. Durante os primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial de açúcar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano.
O excesso de zelo britânico no uso de escravos voltou-se contra eles, e no início do século XIX, o número de negros era quase 20 vezes maior que o de brancos. Seguiu-se uma série de revoltas, e em 1838 a escravatura foi formalmente abolida.
Ao longo dos anos que se seguiram, o grau de autonomia da Jamaica foi aumentando, e em 1958, a Jamaica passou a ser uma província de uma nação independente chamada Federação das Índias Ocidentais. A Jamaica saiu da federação em 1962 e é hoje uma nação totalmente soberana.
A deterioração das condições econômicas durante a década de 1970 levaram a um estado de violência endêmica e à queda do turismo.
As antigas capitais da Jamaica são Port Royale, onde se acoitava o pirata Governor Morgan e que foi destruída por uma tempestade e um tremor de terra, e Spanish Town, na paróquia de St. Catherine, que foi o local da antiga capital colonial espanhola e da capital inglesa durante os séculos XVIII e XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário